Material de moldagem
Dentre os materiais de moldagem, atualmente, os materiais elastoméricos são preferenciais na obtenção de modelos. Os elastômeros são classificados como borrachas sintéticas. Existem quatro grupos de materiais elastoméricos: polissulfetos, siliconas de reação por condensação, siliconas de reação por adição e poliéteres.
A estabilidade dimensional é a principal propriedade de um bom material de moldagem. Dos materiais existentes, aqueles que apresentam reação de polimerização sem a formação de subprodutos (siliconas de adição e poliéteres) são os que apresentam estabilidade dimensional superior.
Os materiais de moldagem devem apresentar alguns requisitos, como: não serem tóxicos, terem tempos de trabalho e presa aceitáveis, serem estáveis após a moldagem, e quando vazados produzirem cópias fiéis dos dentes e tecidos bucais. Devem também ter resistência em finas espessuras e suficiente recuperação elástica para serem removidos de áreas retentivas sem deformação permanente.
* Siliconas de reação por adição:
As siliconas de reação por adição são consideradas atualmente, os materiais que apresentam as melhores propriedades como facilidade de trabalho, recuperação elástica, fidelidade de cópia e estabilidade dimensional.
A estabilidade dimensional foi considerada a principal vantagem das siliconas de reação por adição, sendo importante para situações onde o vazamento imediato do gesso sobre o molde obtido não pudesse ser realizado.
Apesar disso, segundo os trabalhos de Mello et al. (2002) e