Gestão financeira na pequena e média financeira
Analise da monografia de Elisangela Pereira Pinto, cujo tema abordado é: Gestão Financeira na pequena e média financeira. Ela inicia seu tema abordando sobre as empresas brasileiras e os desafios que elas estão passando de ante dos diversos fatores tais como: Globalização, ambientes externos, clientes exigentes e a tecnologia de informação. De ante disso, as empresas devem se adaptar a essa nova realidade para tentar sobreviver, Criar um ambiente de trabalho onde as pessoas possam mostrar suas convicções e necessidades é o grande desafio das empresas na atualidade.
Os administradores precisam ter informações acerca financeiras sobre as operações de sua empresa. Antes de tomar qualquer decisão em uma empresa, consultar os números. O resultado obtido através de uma boa interpretação deles poderá apontar, exatamente, o que fazer. Como por exemplo: a conclusão de seguir adiante com a idéia, postergá-la a outro momento, ou, dependendo do caso, abandoná-la em função de sua inviabilidade.
No entanto na realidade isso não funciona que de acordo com a autora, A experiência sugere que a falta de aptidão em sistemas contábeis é um fator fundamental de insucesso entre pequenas e médias empresas. A maioria dessas empresas defronta-se com problemas financeiros por possuírem registros contábeis inadequados, ou por utilizarem a contabilidade apenas com objetivos fiscais.
Assim, acarretando vários prejuízos para a empresa. Dessa forma para que isso não aconteça o empresário deve ter conhecimentos suficientes sobre o processo contábil, inclusive sobre demonstrativos financeiros, para assim poder reconhecer quais métodos contábeis poderão funcionar de forma mais vantajosa em suas empresas.
A autora comenta que esse tipo de problema acontece mais devido a má distribuição de cargos, uma vez que a alta gerencia é composta por sócios-parentes ou amigos com afinidade, caracterizando assim, as chamadas empresas familiares. Os quais não possuem cursos e nem conhecimentos