Gestão Estratégica
1. Estratégias de marketing amplas também conhecidas como estratégias competitivas básicas, colaboram com o posicionamento da empresa frente ao mercado. Para enfrentar as 5 (cinco) forças explicadas anteriormente, Porter (1980, p. 34) sugere três abordagens genéricas. Quais são?
a) Liderança pelo custo total
b) Diferenciação
c) Foco
2. Porter (1979) cria uma ferramenta para auxiliar na estratégia das empresas e analisar a competição entre elas. Com a finalidade de elaborar uma boa estratégia, a empresa precisa conhecer bem o setor e as características que governam suas forças competitivas. Através dessa ferramenta, são estudadas as cinco características que governam as forças competitivas. Quais são?
a) Rivalidade entre as empresas existentes
b) Poder de negociação dos compradores
c) Poder de negociação dos fornecedores
d) Concorrente potencial
e) Ameaça de produtos e serviços substitutos
Cada um dos cinco pontos analisados representa o desempenho da empresa no mercado. Essas cinco forças determinam o potencial de lucro de cada empresa e moldam a sua estratégia. Para enfrentar essas 5 forças são necessárias ações defensivas e ofensivas na estratégia competitiva da empresas.
3. “O mundo do marketing é uma verdadeira guerra que tenta conter as cinco forças, tratadas anteriormente, e fazer da empresa a de maior vantagem competitiva no mercado. Diversas organizações buscam essa posição e desejam ser a líder no seu setor”. Ries e Trout (1986) aplicam o pensamento militar a problemas de marketing e ressaltam que cada vez mais as campanhas de sucesso terão de ser planejadas como campanhas militares. Quais são os 4 tipos de guerras citadas por Ries e Trout.
a) Princípios defensivos de guerra: enquadram-se as empresas lideres de mercado. Elas necessitam estar sempre em alerta contra quaisquer forças que a desafiem ou tentem tirar proveito de suas fraquezas. Quando se tratam de empresas líderes, os ataques da concorrência