Formação e Implantação de Capineira
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA
EMPRESA JÚNIOR DE ASSESSORIA E CONSULTORIA ZOOTÉCNICA
FORMAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE CAPINEIRA
Carla Vitória de Lima Maia
Outubro de 2014
Justificativa
Em épocas de estiagem, normalmente a disponibilidade de forragem para o rebanho é baixa, o que implica numa queda na produção pois, há perca de peso, diminuição da fertilidade, reduz a imunidade do animal, etc.
Nesse período é preciso haver uma suplementação alimentar, para que a produção se mantenha de forma adequada.
A capineira, surge como alternativa para manter-se o padrão alimentar na época de estiagem e, além disso é utilizada como suplementação alimentar para a época chuvosa, onde há grande produção, e a opção de estocagem do capim.
Introdução
Capineira é uma área plantada com gramíneas com alto potencial de forragem, que é cortada e picada, servida no cocho, utilizada como suplementação na alimentação do rebanho, visando o melhoramento da produção em épocas chuvosas, e a estabilidade na época de estiagem. A capineira então, possibilita ao produtor uma fonte de massa verde o ano inteiro, podendo assim se programar para passar pela época seca sem grandes percas, e com forragens de qualidade.
Para o sucesso da capineira é preciso que o plantio, a adubação, o corte e o manejo sejam realizados de forma correta, respeitando as particularidades de cada cultura. Análises do solo devem ser feitas antes da implantação da capineira, para sabermos que cultura se adequa melhor a propriedade, e após a implantação uma vez por ano refazer a análise para incorporação dos nutrientes que estiverem faltando.
É importante frisar na escolha da área, esta deve ser de fácil acesso, e o mais próximo de onde os animais ficam (estábulo, curral, etc) pois, facilita o transporte e diminui os custos. Deve ser um terreno bem drenado. O tamanho da área deve ser estipulado em relação a cultura plantada e o