Gestão estratégica
Lisboa, 06 de Dezembro de 2011
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
3
1. Governo da empresa
1.1. Modos operativos de negócios
a) Exportação, licença de exportação, franchising, subcontratação,
4
5
5
contrato de gestão, consórcio, joint venture, alianças estratégicas, subsidiárias e IDE, Greenfield, aquisição e fusão.
b) Integração vertical e integração horizontal
13
1.2. O papel dos stakeholders como filosofia de negócios
a) Teoria da agência
1.3. Responsabilidade social e ética da empresa
14
16
CONCLUSÃO
17
BIBLIOGRAFIA
18
INTRODUÇÃO
No âmbito da unidade curricular de Gestão Estratégica, foi proposto a elaboração de um trabalho que pretende o desenvolvimento de um tema contemplado no programa.
Ao longo do trabalho farei uma pequena abordagem ao capítulo V - Governo da empresa, nomeadamente no que respeita aos vários modos operativos de negócios, o papel que é assumido pelos stakeholders como filosofia de negócios e a responsabilidade social e ética de uma empresa.
O mundo dos negócios encontra-se cada vez mais em transformação. As fusões e aquisições modificam o ambiente organizacional. As fronteiras esbatem-se e os negócios são enfrentados como uma perspectiva cada vez mais global. Por sua vez, as tecnologias da era da informação reduzem o tempo que é necessário à recolha de informações e à tomada de decisões.
No que diz respeito aos modos de negócios, nomeadamente a subcontratação, a concessão de licenças, o franchising, os acordos e as alianças constituem instrumentos frequentemente utilizados para produzir ou vender no mercado internacional.
3
1. Governo da empresa
A globalização resulta da necessidade que as organizações têm de sair dos mercados nacionais para garantir o desenvolvimento das suas actividades.
Neste sentido, vários são os factores que justificam o processo de globalização: os factores relacionados com o ambiente da própria empresa, nomeadamente a evolução