Conservação dos alimentos
DE
BIOLOGIA
Nome:
Turma:
Conservação dos Alimentos
Os meios de conservação visam manter os alimentos o mais estável possível, mesmo em condições onde esse processo seria difícil, preservando-os ao longo do tempo evitando a sua deterioração. Deste modo a conservação permite retardar ou evitar a alteração/decomposição das características dos alimentos bem como o desenvolvimento de microrganismos indesejáveis, preservando as suas qualidades nutricionais e organolépticas.Existem diferentes meios de conservação, sendo que uns permitem destruir quase a totalidade dos microrganismos, enquanto outros impedem ou retardam o seu crescimento e proliferação. Como meios de conservação temos a conservação pelo frio, conservação pelo calor, aditivos alimentares, atmosfera modificada, desidratação e secagem, filtração. Nem todos os alimentos sofrem deterioração e se tornam impróprios para consumo com a mesma facilidade.
Alimentos não perecíveis ou estáveis – não sofrem deterioração, por longos períodos de tempo, se forem manuseados e armazenados corretamente. (ex: açúcar, farinha e feijão seco).
Alimentos pouco perecíveis – conservam-se em boas condições, durante um período longo de tempo, se corretamente manuseados e armazenados. (ex: batatas e algumas variedades de maças).
Alimentos perecíveis – degradam-se rapidamente se não forem sujeitos a métodos de conservação. (ex: carne, peixe, aves, ovos, leite e a maior parte dos frutos e vegetais).
Conservação pelo Calor
Pasteurização – A pasteurização é uma técnica de esterilização parcial dos alimentos, nomeadamente de bebidas (especialmente do leite), conseguida pela eliminação ou acentuada diminuição do número de microrganismos (bactérias) sob ação do calor, de modo a alterar-se o menos possível a estrutura física do produto e as suas propriedades bioquímicas.
Esterilização – consiste na destruição total dos microrganismos presentes nos alimentos. Como isto implica a eliminação