Gestão estratégica
Porter discute a situação atual econômica mundial e ressalta a crise econômica niciada no setor imobiliário americano no último trimestre de 2008 teve como consequência uma queda brutal na produção industrial mundial, atingiu o mercado financeiro e de capitais dos EUA e dos países da Europa, trouxe recessão, dificultou o acesso ao crédito, reduziu investimentos e diminuiu o volume de operações do comércio internacional, tais crises econômicas dificultam a evolução econômica. Poter aborda a situação do Brasil, que passa por problemas internos políticos como, burocracia e infraestrutura, porém o autor esta otimista na evolução do Brasil, mencionando o mesmo como atual pais honroso de estar inserido no denominado grupo de pais com alto poder de crescimento BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China).
O termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim O'Neill para fazer referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia e China. Em abril de 2001, foi adiciona a letra "S" em referência a entrada da África do Sul (em inglês South África). Desta forma, o termo passou a ser BRICS.
Estes países emergentes possuem características comuns como, por exemplo, bom crescimento econômico. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, estes países não compõem um bloco econômico, apenas compartilham de uma situação econômica com índices de desenvolvimento e situações econômicas parecidas. Eles formam uma espécie de aliança que busca ganhar força no cenário político e econômico internacional, diante da defesa de interesses comuns. A cada ano ocorre uma reunião entre os representantes destes países.
Características comuns destes países:
- Economia estabilizada recentemente;
- Situação política estável;
- Mão-de-obra em grande quantidade e em processo de qualificação;
- Níveis de produção e exportação em crescimento;
- Boas reservas de