Ecologia
- Cascatas
- Pulverizadores
- Difusão de ar através da água
2. 2. Decantação: Clarificação – baseia-se no princípio que os sólidos suspensos na água, por serem mais pesado, tendem-se a depositar-se, arrastando-se consigo os microrganismos. Tem como finalidade:
Clareamento de águas turvas
É empregado como auxiliar no tratamento da água.
Técnica correta da Decantação: É necessário o uso de substâncias coagulantes, que a mistura do coagulante seja rápida e eficiente, que ocorra por um período suficiente para que haja produção de flocos. Os tanques de decantação devem estar sempre limpos e o processo deve durar de 8 a 10 dias.
2. 3. Filtração: Consiste em forçar a passagem da água através de filtros, podem ser lentos ou rápidos. Filtros: São leitos ou câmaras artificiais onde são depositados camadas de areia, seixos e britas, carvão, pedra-pome, substâncias fibrosas, etc.
FUNCIONAMENTO DO FILTRO (Lento): Na superfície da areia ocorre formação de uma membrana biológica (plankton – lama coloidal com microrganismos vivos e mortos), daí depende o sucesso da filtração. Filtra de 2.500 a 6.000 litros dia.
FILTRO RÁPIDO: Há necessidade de submeter à água em um processo químico de coagulação. Pode filtrar até 150.000 litros dia.
A velocidade de filtração depende:
Tipo do material filtrante
Altura da lâmina de água
Diferença do nível da água que sai com o nível da água que entra no filtro.
EFEITOS DA FILTRAÇÃO
Retenção mecânica das partículas em suspensão;
Sedimentação (decantação), absorção e arejamento;
Trocas eletrolíticas e alterações biológicas (modificam as características químicas da água).
PROCESSOS QUÍMICOS: COAGULAÇÃO E ESTERILIZAÇÃO.
Procedimento
Coagulação: Adição de produtos químicos (coagulantes), à água para promover a coagulação ou flóculos pesados. Os flóculos pesados afundam arrastando consigo impurezas e microrganismos.
Coagulantes: Sulfato de alumínio, sulfato ferroso com sal, cloreto férrico e aluminato