ETICA NOS NEGOCIOS
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 12 REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Constantemente os profissionais da área contábil se deparam com grandes conflitos de interesses, conflitos estes que podem surgir nos casos mais simples até os casos extremos como fraudes e atividades ilegais. A mídia divulga constantemente escândalos relacionados a fraudes contábeis, colocando em pauta a integridade moral do contador. Resgatando desta forma uma discussão sobre a ética destes profissionais.
Ser ético significa agir em conformidade com as normas e os princípios que regem uma profissão. Porém em um tempo onde às empresas lutam diariamente para sobreviver no mercado competitivo, buscando formas de reduzir custos e aumentar a lucratividade é tarefa do contador mostrar opções legais para a melhor condução dos negócios da organização.
Desta forma, o estudo trata de uma abordagem do “Caso Schincariol”, sendo apresentados itens do Código de Ética do Contador que foram infringidos, seu comportamento e as penalidades que pode sofrer. Em seguida foi feita uma analise comportamental da organização diante do caso.
Também foi apresentada a situação econômica da Schincariol antes do fechamento e após a reabertura com uma nova marca. Por fim foi descrito o papel da contabilidade na expansão de uma empresa e os aspectos éticos desconsiderados nas estratégias dos responsáveis pelo grupo.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 SCHINCARIOL
A Primo Schincariol Indústria de Cervejas e Refrigerantes S/A, foi fundada em 1939, na cidade de Itu-SP, por Primo Schincariol. Iniciou com a produção de refrigerantes, anos mais tarde, em 1989, começou a produzir sua primeira cerveja pilsen. Com o passar dos anos e o aumento das atividades a empresa fundou filiais em mais sete estados brasileiros.
O Grupo Schincariol firmou-se no mercado a