Gestão Estratégica no Judiciário
2- Analise a proposta da Resolução nº 63/2010 do CSJT e faça um comentário sobre a estrutura recomendada para os Tribunais da Justiça do Trabalho.
Em minha área de atividade o principal processo é a autuação processual de recursos diversos e autuação de originários da 2ª instância, bem como cumprimento de diligências diversas relacionadas a autuação dos referidos feitos. A atividade existe para a correta identificação das partes litigantes, bem como para assegurar a correta destinação dos autos ao setor competente para parecer e julgamento. O produto gerado é, basicamente, informação que é gerada através de inserção de dados processuais no sistema. O processo se justifica para a correta identificação dos litigantes, facilitando assim posteriores intimações e evitando assim futura arguição de nulidade do processo ante a falta de contraditório.
A Resolução 63/2010 do CSJT pretende criar um padrão quantitativo objetivo para lotação nos Tribunais. Com a implantação do PJ-e a tendência é aumentar a demanda de serviço em alguns setores, como nos gabinetes, e o número de servidores existentes em determinados setores será insuficiente para cobrir a demanda. Em contrapartida muitos setores terão suas atividades muito reduzidas. Será um desafio aos gestores contornar a situação após a implementação do PJ-e. Fala-se em aumentar o número de servidores em gabinetes e extinguir alguns setores, mas como fazer isso sem esbarrar na resolução do CSJT? Muitas mudanças serão necessárias com a implementação do