gestão estratregica
R. A NOKIA , ter um protótipo na mão e vender um produto finalizado ao consumidor, são vertentes bem diferentes. Nesse meio termo existe o que faltou na Nokia uma visão de futuro na administração da empresa. A Nokia realmente desenvolveu os tipos de dispositivos que são febre no mercado hoje, só não os levou ao mercado, em um grande erro de estratégia, mudando seu foco,antes em smartphones, para celulares básicos, simples e caros, enquanto justamente os smarts faziam o mercado ficar de cabeça pra baixo de tanto sucesso. Ocasionando em pelo menos dois sistemas operacionais abandonados e um estoque de patentes, avaliadas em bilhões de dólares.
Sr. Danilo Andrade, após 23 anos de trabalho em uma grande empresa, aposentou-se e resolveu montar seu próprio negócio. Por falta de um plano de negócios que contempla, dentre outros itens, um estudo detalhado de mercado, a elaboração de um plano de marketing, planejamento de vendas e planejamento financeiro com definição do capital de giro, despesas fixas e variáveis, após dois anos de funcionamento a empresa fechou as portas.
Crise na Varig é causada por erros de Diretores
O fato de, nos anos 1990, a Varig continuar a atuar como se estivesse nos anos 1970 é o principal erro administrativo apontado por Cristiano Monteiro. Durante as décadas de 1960 e 1970, época de ouro da aviação brasileira e período em que a Varig se consolidou como grande empresa, havia a chamada “realidade tarifária”. As tarifas aéreas eram estipuladas a partir do custo que as empresas mandavam para o Departamento de Aviação Civil (DAC), então controlado pelo regime militar, que, por sua vez, estabelecia uma taxa de retorno e os preços das passagens.
Por