Gestão estrategica
Embora muita gente tem alguma noção sobre o que seja administração estratégica,neste trabalho analisaremos mais profundamente essa materia.Além de fazermos um estudo de caso sobre a casas Bahia e por fim um exercício vivencial no qual iremos examinar as estratégias de uma determinada empresa para alcançar seus objetivos.
Parte 1
1;1. O que se entende por Administração Estratégica? Em que essa definição implica ou sugere?
R: Administração estratégica é um conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho superior de uma empresa a longo prazo. Também é uma administração que, de forma estruturada, sistêmica ou intuitiva, consolida um conjunto de princípios normas e funções para alavancar harmonicamente o processo de planejamento da situação futura desejada da empresa como um todo e seu posterior controle dos fatores ambientais, bem como a organização e direção dos recursos empresariais de forma otimizada com a realidade ambiental e com a maximização das relações pessoais.É um processo continuo e interativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente.
Seu grande foco é a estruturação da organização com o objetivo de instalar as condições exigidas no esforço de um planejamento estratégico que promoverá a organização à níveis de maior competitividade e conseqüente vantagem no mercado de inserção. Começando com as premissas básicas (negócio, missão, visão, objetivos permanentes), diretrizes, políticas, análise do ambiente externo (oportunidades, fraquezas, concorrência...), do ambiente interno (forças, fraquezas), enfim todas as variáveis relevantes para a formulação do plano estratégico.
1;2. Descreva,resumidamente,o processo de administração estratégica.
R: Resumidamente poderíamos conceituá-la com sendo a administração voltada a fortalecer as competências da organização com vistas a obtenção da vantagem competitiva ante à concorrência, as etapas básicas do