Gestão Escolar
A GESTÃO ESCOLAR E A INCLUSÃO SOCIAL
1 INTRODUÇÃO
O estágio é muito importante para a nossa formação, pois é nele que descobrimos nossas vocações e identificamos nossas possíveis duvidas. Meu Estágio foi realizado na Escola Municipal “Maurício Germer”, localizada na Rua Saudades, nº 555, Bairro Vila Germer, Timbó – Santa Catarina com a Gestora, Meike Marly Schubert, graduada em Educação Física e pós graduada em gestão escolar. A gestão escolar é a administração da escola: o diretor e o vice-diretor. A gestão precisa ser democrática, onde todos devem ser ouvidos, e levados em conta: pais, professores, funcionários, gestores, tem que saber do que passa dentro da escola, e dar suas opiniões.
O Gestor acaba nas escolas atuais fazendo vários papéis, como de orientador, diretor, além de suas funções de gestor. É preciso ter autonomia para cuidar de toda escola e do processo de aprendizagem. A administração não depende do trabalho individual, mas sim do esforço coletivo. Chiavenato (1979, p. 179, v. 2) defende que:
A atividade administrativa é uma atividade grupal. As situações simples, nas quais um homem executa e planeja o seu próprio trabalho, lhes são familiares; porém, a medida que esta tarefa se expande ate o ponto que se faz necessário o esforço de numerosas pessoas para levá-lo a cabo, a simplicidade desaparece, tornando necessário desenvolver processos especiais para a aplicação do esforço organizado em proveito da tarefa do grupo.
Por fim, o gestor tem papel importantíssimo na instituição de ensino, pois em sua competência, precisa ter uma visão dinâmica e articulada da escola como um todo, envolvendo decisão e avaliação constante.
2 RELATORIO DE ATIVIDADES A Entrevista foi realizada no dia 03/07/2012, junto a diretora Meike, ela foi muito prestativa e atenciosa, pude conhecer a escola como um todo, e desvendar os mistérios da gestão escolar.