sistema sensorial
No Desenvolver deste trabalho apresentaremos à anatomia e fisiologia do sistema sensorial que e constituído pelos órgãos dos sentidos, que são Visão, Audição, Olfato, Paladar e tato. Onde são encontradas as terminações sensitivas do sistema nervoso periférico e central que e responsável pela decodificação e interpretação de tais estímulos.
Por meios dos sentidos, o nosso corpo pode perceber muita coisa que nos rodeia; contribuindo para nossa sobrevivência e integração com o ambiente em que vivemos. Existem determinados receptores, altamente especializados, capazes de captar estímulos diversos, esses tais receptores, são chamado de receptores sensoriais, que são formado por células nervosas capazes de traduzir ou converter esses estímulos em impulsos elétricos ou nervosos que serão processado e analisados em centro específicos do sistema nervoso central denominado (SNC), onde será produzida uma reposta pode ser (voluntária ou involuntária). A estrutura e o modo de funcionamento deste receptores nervosos são especializado e diversa.
Em geral, os receptores sensitivos podem ser simples, como uma ramificação nervosa: mais complexos, formado por elementos nervosos interconectados ou órgão complexos, provido de sofisticados sistemas funcionais.
Sistema sensorial
O sistema sensorial é constituído pelos órgãos do sentido, como pele, ouvido, olhos, fossas nasais e língua, onde são encontradas as terminações sensitivas do sistema nervoso periférico. Os diferentes estímulos do ambiente são transformados em estímulos nervosos devido à capacidade que esses órgãos possuem, os receptores podem ser classificados, de acordo com a natureza do estímulo que são capazes de captar, como: quimiorreceptores, fotorreceptores, termorreceptores, mecanorreceptores. Os quimiorreceptores, língua e nariz, são perceptíveis à substâncias químicas, responsáveis pelo paladar e o olfato.
Os termorreceptores respondem pela variação da temperatura, captando estímulos de natureza