Gestão Escolar
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
A qualidade da educação está diretamente relacionada à competência de seus profissionais em propiciar experiências educacionais que possibilitem a sua formação humana, o desenvolvimento de habilidades e atitudes e a construção de novos conhecimentos para enfrentar os desafios da atualidade.
Para promover a organização da escola de maneira eficiente, se faz necessário possibilitar a participação dos diferentes segmentos da comunidade escolar nas decisões educacionais, bem como administrar os bens materiais e financeiros da instituição.
Neste contexto, dois autores contribuem com este tema: Libâneo e Vasconcellos.
A gestão escolar deve ter uma visão compartilhada, promovendo o comprometimento e a participação de todas as pessoas envolvidas no processo educacional da escola; todos devem opnar nas tomadas de decisões.
Para que isto aconteça é preciso um planejamento por parte da gestão, pois isto possibilitará ao gestor orientar o trabalho coletivo, facilitando assim que ele possa desempenhar as funções que compete somente a ele e delegando as demais funções aos demais profissionais, orientando, mediando e sistematizando ideias e sugestões.
Então, resumindo, algumas ações estratégicas são fundamentais para uma gestão de qualidade: ouvir e considerar a opinião dos participantes, estar atento às solicitações da comunidade escolar, delegar responsabilidades às pessoas e valorizar a participação das pessoas.
2 DESENVOLVIMENTO segundo libâneo (2004, p.263) nos diz que “ uma escola bem organizada e gerida é aquela que cria e assegura as melhores condições organizacionais, operacionais e pedagógico-didáticas de desempenho profissional dos professores, de modo que seus alunos tenham efetivas