poluição da agua
Elaborado por Rafael Manuel tucuzo
Eduardo Mondlane-maputo
1-Introdução
Poluição da água é a contaminação de corpos de água por elementos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos e plantas, assim como a actividade humana. O resultado da contaminação traduz-se como água poluído (Benetti et al., 1995).
Muitos dos desequilíbrios causados no Globo pela actividade humana têm implicações sobre o ciclo hidrológico e, consequentemente, sobre a qualidade da água dos ecossistemas aquáticos que se encontram à superfície da Terra (Benetti et al., 2007).
Estes efeitos são indirectos. Há, no entanto, também efeitos directos da actividade das populações humanas sobre os ecossistemas aquáticos, sendo de salientar, por mais preocupantes, aqueles que causam a eutrofização e a poluição dos sistemas ecológicos de água doce
(Niencheski,1996).
Segundo Farias (2002) A água pode ter sua qualidade afectada pelas mais diversas actividades do homem, sejam elas domésticas, comerciais ou industriais.
Grupo v
Cada
uma
dessas
actividades
gera
poluentes
Página 1
Poluição das águas característicos que têm uma determinada implicação na qualidade do corpo receptor.
A poluição pode ter origem química, física ou biológica, sendo que em geral a adição de um tipo destes poluentes altera também as outras características da água. Desta forma, o conhecimento das interacções entre estas é de extrema importância para que se possa lidar da melhor forma possível com as fontes de poluição (Esteves, 1998).
2-Objectivos
2.1-Gerais
Estudar os principais poluentes das águas.
2.2-Específicos
Conhecer os efeitos causados pela água poluída.
Grupo v
Página 2
Poluição das águas
Identificar as principais fontes de poluição hídrica.
Descrever os factores responsáveis pela poluição.
3-Metodologia
O presente trabalho foi feito com base em revisões bibliográficas de manuais e de vários artigos cinéticos