endomarketing
“Pessoas felizes produzem mais e melhor. Essa é a essência do endomarketing” (BRUM, 2010, p.18).
Conforme explica Bekin (1995), a definição endomarketing foi utilizada pela primeira vez em 1975, época em que o mesmo era gerente da empresa Johnson & Johnson. Todo o conceito teve início com o levantamento de alguns problemas dentro da organização que despertaram no criador a necessidade da implantação de um sistema eficaz que melhorasse a integração entre os diversos departamentos e as diferentes visões. Ao longo do processo pode perceber que as ferramentas já faziam parte de uma ação de marketing. O que faltava era implantar estas estratégias de marketing dentro da própria empresa.
A origem do endomarketing, não possui registros históricos e documentados, de quando exatamente teve início. Porém é fato, que há muito tempo as organizações já implantam este sistema, por vezes até sem saberem ao certo seu conceito e sua real definição. Brum (2010) afirma que as organizações, mesmo que por intuição já aplicavam técnicas do endomarketing e que a partir dos anos 80 estas técnicas tornaram-se mais elaboradas e reconhecidas, devido à entrada dos primeiros sindicatos dentro das organizações.
Segundo Bekin(1995, p.XVII) os fundamentos do endomarketing são:
Definição: ações de marketing para o público interno -FUNCIONÁRIOS - das empresas e organizações. Conceito: um processo cujo foco é sintonizar e sincronizar, para implementar e operacionalizar, a estrutura de marketing da empresa ou organização que visa ação- para- o- mercado. Objetivo: facilitar e realizar trocas construindo relacionamentos com o público interno, compartilhando os objetivos da empresa ou organização, harmonizando e fortalecendo estas relações. Função: integrar a noção de “cliente” nos processos internos da estrutura organizacional propiciando melhoria na qualidade de produtos e serviços com produtividade pessoal e de processos.
As técnicas de aplicação de endomarketing buscam em sua