Gestão escolar
Para que haja resultados é necessário que a gestão escolar trabalhe em ações conjuntas, ou seja, todos têm que estar atentos as mudanças e aos problemas para que juntos busquem soluções significativas garantindo aos alunos a aprendizagem sobre seu mundo. Para o alcance desses objetivos a gestão escolar passa por diversos desafios e mudanças onde muitos destes já se acham reconhecidos embora, muitos casos sejam trabalhados apenas genericamente pelas escolas.
De acordo com o texto, um desses desafios é quando os membros de uma organização concentram-se apenas em sua função, não se sentindo responsáveis pelos objetivos e resultados da escola. Um diretor de escola é um gestor da dinâmica social, isto é, tem que ter em mente o conjunto todo da escola e seu papel educacional, não apenas imediato, mas com uma visão futura, visando suas estratégias com horizontes largos.
Alguns sistemas buscam o desenvolvimento da democratização da gestão escolar, mas não pensam em repartir o poder e as idéias com as demais pessoas. O gestor escolar tem que se conscientizar de que ele não pode resolver todos os problemas da escola. O caminho é a descentralização, ou seja, compartilhar com as demais pessoas suas responsabilidades e desafios para que juntos possam resolver todas as dificuldades enfrentadas pela escola.
O gestor escolar tem que estar capacitado para uma gestão compartilhada, participativa e democrática sendo um líder dedicado à sua escola. É necessário que os gestores possuam novas competências e aptidões de acordo com a realidade sócio-educativa. O gestor da escola depara-se com novas demandas equivalentes da evolução da