GESTÃO ESCOLAR
LINA LETICIA WERNER ROSA
GESTÃO ESCOLAR
Proposta em Gestão Escolar apresentado ao
Curso Formação de Profissionais da Educação para a Gestão da Organização Escolar,
Secretaria de Estado da Educação.
Campo do Tenente
2011
1. APRESENTAÇÃO.
A educação atualmente tem sido o foco de inúmeros estudiosos, com a finalidade de se apresentar mais atraente, mais atualizada, mais prazerosa não somente para os alunos, mas também para os professores e demais funcionários da área da educação.
Até algum tempo atrás a escola era vista apenas pela existência de alunos e professores. Hoje, esta concepção está completamente alterada, e não somente em teorias de estudiosos, mas sim na realidade em que estamos inseridos.
As escolas independentes de serem municipais, estaduais e ou particulares, ofertam para seus usuários uma equipe pedagógica estruturada, onde se compõe não somente de professores e funcionários responsáveis pela merenda e ou limpeza escolar. As
instituições
educacionais
proporcionam
atendimentos
mais
especializados aos alunos e aos pais, como pedagogas, orientadoras educacionais e gestores
educacionais,
cujo
desempenho
volta-se
para
como
todo
o
funcionamento da escola.
O termo gestor escolar pode soar como novidade, porém seu papel nem tanto. O gestor escolar pode ser comparado com o Diretor escolar, onde recai sobre si, a responsabilidade de estar à frente da escola contribuindo para o efetivo desempenho não somente no processo ensino aprendizagem, como também com relação à parte burocrática da instituição educacional pela qual responde.
As instituições educacionais hoje necessitam estar preparadas para atender a forte demanda educacional que as procuram anualmente, onde uma equipe de trabalho bem estrutura se faz extremamente necessário.
E, esta estrutura e ou o bem desempenho dela está diretamente ligada ao gestor escola, pois ele vem a ser o