Gestão escolar
Na abordagem da teoria das relações humanas, o individuo deixa de ser visto como uma peça de todo o maquinismo e passa a ser considerado como um todo, com os seus objetivos pessoais e inserção própria.
Tratando do tema gestão escolar percebe-se que a globalização dos mercados e o desenvolvimento de novas tecnologias criaram a necessidade de dar um novo significado á organização escolar, para que a escola seja eficiente e democrática no processo de formação do novo cidadão.
Com essa finalidade surge a gestão participativa escolar, a qual envolve a participação dos profissionais da escola, dos discentes, dos pais e da comunidade para tomada de decisões, garantindo a qualidade de ensino e da administração escolar e verificando de que a escola está de forma adequada, atendendo as necessidades próprias da clientela que são os alunos. Pois realizando esse trabalho, os diretores criam um ambiente de parcerias e um clima de confiança e motivação entre todos os participantes, tornando assim a escola mais integrada e eficiente.
Diante do exposto, conclui-se que o autor esclarece a real historia da organização de empresas, de instituições e da comunidade escolar. Traz noções sobre autonomia, valorização do trabalho dos profissionais, atribuindo-lhes responsabilidades, depositando confiança, credibilidade para tomar decisões em conjunto e assim caminhar lado a lado para a construção de uma sociedade humana, mas justa e