Resumo primeiro ciclo pcn de ed. física vol.7
PRIMEIRO CICLO
1 - Ensino e aprendizagem de Educação Física no primeiro ciclo
A criança ao ingressar na escola já traz uma series de conhecimentos sobre movimentos, corpo e cultura corporal que são determinadas pelas experiências do seu dia a dia. Caso não haja essa exploração, essas competências certamente serão restritas. Por outro lado, se as habilidades foram variadas e freqüentes esses conhecimentos de jogos e brincadeiras serão mais extensos. No entanto, se os alunos não vivenciam desses desafios corporais cabe à escola buscar e garantir novos sentidos de aprendizagens.
Já nesse âmbito escolar os alunos estão ainda em processo de adaptação á exigência de períodos de concentração nas atividades escolares e, é nessa hora em que os alunos têm grande necessidade de se movimentar e muitas vezes a única oportunidade que se têm, afora o horário de intervalo, é a aula de Educação Física. Tal situação, os alunos por um lado apreciam e anseiam por este horário; por outro ficam agitados tornando difícil o andamento da aula.
A capacidade dos alunos em se organizar é também objeto de ensino e aprendizagem. Porém, tomar todas as decisões pelos alunos ou deixá-los totalmente livre para resolver tudo, dificilmente o professor contribuirá para a construção dessa autonomia. Mesmo sendo o professor quem faz as propostas e conduz o processo de ensino e aprendizagem, ele deve elaborar sua intervenção de modo que os alunos tenham escolhas a fazer decisões a tomar e problemas a resolver.
A questão da sociabilidade da criança sofre uma profunda modificação na maneira de brincar e jogar, nos quais as fantasias e os interesses pessoais prevalecem, ocorrendo uma ampliação quando as crianças começam a praticar os jogos coletivos com restrições, que na verdade é a própria regra. Significando que o professor deve discutir sempre o sentido de tais regras, explicitando quais são suas implicações nos jogos e brincadeiras.
Se houver