Gestão escolar
Cursista: Gracielly Couto Conceição dos Santos
Memória do Módulo I
Ao realizar o estudo do módulo I, cheguei à conclusão que a escola em si, principalmente a pública, é o espaço democrático dentro da sociedade contemporânea, servindo para discutir suas questões, possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico, trazer e contextualizar informações e abrir caminhos para o aluno buscar mais conhecimentos. Além disso, é o lugar de sociabilidade de jovens, crianças, adolescentes e também difusão sócio- cultural.
Muitos atribuem a problemática da educação às situações associadas aos valores humanos como a ausência ou ruptura de valores essenciais ao convívio humano, assim como alegam despreparo profissional dos educadores, salas de aula superlotadas, cursos de formação acelerados, salários baixos, falta de recursos.
O essencial do trabalho educativo é garantir a possibilidade do homem tornar-se livre, consciente, responsável a fim de concretizar sua humanização; e para isso tanto a escola quanto as demais esferas sociais devem proporcionar a procura, a investigação, a reflexão, uma vez que é através da reflexão e do diálogo que surgem as respostas aos problemas.
Atualmente cabe á escola tornar dentro de suas possibilidades a humanidade menos desumana. Tarefa difícil essa, mas, afinal que outra forma nós temos para fazer a escola cumprir sua função social, senão através de um complexo processo de conscientização de todos os envolvidos com o sistema educacional: comunidade, corpo docente e alunado?
Cabe à escola aproximar a comunidade do convívio escolar numa tentativa de reestruturar a família e o interesse dos pais pelo futuro de seus filhos, de oferecer oportunidades de acesso a cultura, a tecnologia e a informação. Assim, é transferida à escola – em caráter de urgência – questões que fogem das mãos da sociedade que tenta injustamente se proteger, sem fazer por onde minimizar as desigualdades sociais.