Gestão escolar
Terça-feira
Tetê Santos (PSDB)
A deputada foi à tribuna para repercutir o bloqueio de rodovias por índios há 11 dias, em protesto pelo péssimo atendimento de saúde. A BR 153, que liga São Domingos do Araguaia a São Geraldo do Araguaia está fechada por indígenas das tribos gavião, xicrim, assurini, canela e tembé. Eles também querem a mudança de direção da área de atendimento de saúde para populações indígenas na região.
Carlos Bordalo (PT)
O deputado repercutiu a truculência na desocupação de áreas invadidas por índios, e manifestou solidariedade aos povos indígenas que passam por um momento delicado, referindo-se às invasões de fazendas, conflitos contra a construção de barragens, etc. Mas o deputado também manifestou preocupação com a forma radical com que essas manifestações tem sido conduzidas.
Tetê Santos (PSDB)
A deputada falou sobre as obras em hospitais públicos que vem acompanhando, como a Santa Casa de Misericórdia e o hospital de oncologia infantil, que devem ser entregues em breve. Citou também vários hospitais pelo interior, que vem desafogando o atendimento em Belém.
Edmilson Rodrigues (PSOL)
Criticou o atendimento deficitário para mulheres no estado e municípios, destacando a falta de exames preventivos para a identificação precoce de câncer no colo do útero e de mamas. Segundo o deputado, a oferta de exames na rede pública não chega a 20% e atende menos de 6% da população feminina.
Martinho Carmona (PMDB)
Parabenizou a igreja evangélica pela atuação na prevenção às drogas, destacando o malefício causado. Para o deputado, a desestrutura familiar é um agravante do problema, por isso, o trabalho de fortalecimento da família é fundamental.
Hilton Aguiar (PMN)
O deputado cobrou uma presença mais ativa do governo no interior do estado, reafirmando que considera impossível dar atenção a um estado tão grande. Por isso, a discussão sobre a divisão territorial é justificada