Pozolana
1 –
Pozolana
As pozolanas são materiais naturais ou artificiais que contém silica em forma reativa. São materiais silicosos ou silico-aluminosos que têm pouca qualidade cimentante intrínseca mas finamente pulverizadas e na presença de umidade, reagem com o hidróxido de cálcio à temperatura normal, formando produtos com capacidade cimentante. A principal vantagem na adição de pozolanas ao cimento comum reside na sua hidratação lenta e, portanto, com baixo despreendimento de calor, fator importante nas obras de concreto massa. Outra vantagem em seu emprego é o aumento de resistência do concreto aos sulfatos e outros agentes agressivos. A reação pozolânica deixa menos hidróxido de cálcio para ser lixiviado, reduzindo também a permeabilidade do concreto. Com a substituição de parte do cimento por pozolana, os concretos passam a ter menores resistências iniciais, só desaparecendo essa desvantagem após cerca de 3 meses, a partir de onde suas resistências são cerca de 10 a 15% superiores aos dos concretos comuns.
Reações Pozolânicas a reação pozolânica ocorre devido à reação entre a cal (básica) e os óxidos (ácidos) da pozolana, que são os maiores responsáveis pela melhora das características técnicas no concreto. A principal reação pozolânica envolve a formação de silicato de cálcio hidratado (CSH), similar ao produzido pela hidratação dos silicatos de cálcios do cimento Portland, como o C3S. As reações podem ser descritas como:
C3S + H2O → CSH + CH (hidratação do cimento Portland)
CH + S + H2O → CSH (reação pozolânica)
2 –
A cinza volante é um material pozolanico pois reage com a água e produz CSH, para as cinzas volantes derivado de carvão de lenhite o aumento da hidratação é causada pela atividade cimentícia direta entre as cinzas e água, bem como pela reação pozolanica com hidróxido de cálcio. Após 14 dias, ambas as cinzas volantes mostrar reação significativa, como indicado pela diminuição do teor de CH. Como mostra a fig. 2