Gestão em saúde- auditoria
Resumo
Um conjunto de técnicas que visam verificar estruturas, processos, resultados e a aplicação de recursos financeiros, com determinadas ações, serviços e sistemas de saúde que se encontra adequados em qualidades, capacidade e Rendimento Satisfatório.
A Auditoria tem uma atuação direta na realidade, e seu objeto é a atividade já concluída, contendo um caráter de fiscalizar. Suas atividades devem ser exclusivamente para a fiscalização das ações e serviços de saúde do SUS, verificando a qualidade com a legislação e aspectos técnicos.
Um serviço de saúde só será eficiente e objetivo quando os benefícios atingidos forem maiores do que os seus riscos e superarem seus custos. Essa é a razão do trabalho de qualquer profissional de saúde. Tendo como garantir uma assistência digna e legítima à população. È preciso seguir um patamar de um excelente padrão de eficiência, de legitimidade, de aceitabilidade e sobretudo de qualidade.
O papel das auditorias de gestão e conhecer cada segmento da saúde brasileira, para saber se estamos trabalhando bem, o que é preciso mudar, o que deve ser mantido, o que serve de exemplo para outros setores e qual é finalmente o caminho mais apropriado a seguir. Tanto do ponto de vista da qualidade do serviço prestado quanto pelo aspecto das quantidades que o Sistema envolve (quantidade de pessoas atendidas, quantidade de profissionais trabalhando, quantidade de dinheiro empregado). Estamos tratando de um bem público. Do mais importante bem público do Brasil. Que tem como propósito mostrar a contribuição da auditoria governamental no controle social para o combate a corrupção no Brasil. Além de demonstrar como a contabilidade e a auditoria governamental influenciam a transparência pública e os métodos aplicáveis na avaliação das gestões administrativas e dos resultados nas ações dos municípios.
Apresentando os aspectos positivos e os negativos para uma gestão pública transparente e eficaz, sendo que a