Ethernet/ip
Protocolo de camada de aplicação industrial para aplicações em automação industrial
A Ethernet está ganhando aceitação na área industrial. Computadores pessoais, impressoras e outros periféricos com interfaces prontas para Ethernet estão migrando para a área industrial e, quando usado com switches inteligentes e roteadores este padrão de rede ganha ainda maior aceitação no "chão-de-fábrica". Apenas a falta de normatização de uma camada de aplicação específica e conectividade específica para esta área têm sido barreiras para a aceitação definitiva da Ethernet no cenário industrial.
A Ethernet/IP é um protocolo de camada de aplicação industrial para aplicações de autmação. Construída sobre os protocolos TCP/IP, esta interface utiliza hardware e software já estabelecidos para definir um protocolo de camada de aplicação para a configuração, acesso e controle de dispositivos de automação industrial. A Ethernet/IP classifica nós de rede por tipos de dispositivos conforme prédefinidos por procedimentos específicos. O protocolo de camada de aplicação Ethernet/IP baseia-se no “Protocolo de Informação e Controle” (CIP, Control and Information Protocol) usado em ambos DeviceNet e ControlNet. Construída sobre estes protocolos a Ethernet/IP oferece um sistema integrado transparente desde o “chão-de-fábrica" até a rede corporativa.
História
O meio físico da Ethernet, cabos e conectores que interligam os PCs, impressoras, e outros periféricos lidam com uma série de protocolos de comunicação tais como IP (Internet Protocol), TCP (Transport Control Protocol) e vários outros protocolos de comunicação em redes. Este conjunto de protocolos e conectividade aplica-se também ao ambiente de escritório. Ele permite aos usuários compartilhar arquivos, acessar impressoras, enviar e-mails, consultar a Internet, bem com desempenhar outras atividades de comunicações usadas em um ambiente de escritório. As necessidades do "chão-de-fábrica" são muito mais exigentes e precisam