Gestão em recursos humanos
Outro problema recorrente são os atrasos de entrada e de intervalos, a média de atrasos no inicio dos turnos varia entre quatro e cinco diariamente. Tal situação também prejudica o bom andamento do serviço devido à falta de aderência ao dimensionamento realizado para suprir a demanda.
1.3. Alta Rotatividade
Em 2011 foram contratados cento e sete novos colaboradores e desligados outros cento e dezesseis, de janeiro a outubro de 2012 foram contratados cento e nove colaboradores e desligados outros noventa e cinco. Ou seja, no ano passado houve mais de cem por cento de demissões em relação ao número de contratações e o ano vigente ainda não terminou, porém o número de contratações já superou o ano anterior, evidenciando que existe uma alta rotatividade, garantindo altas taxas de turnover.
1.4. Liderança Fraca
Por fim, outro problema identificado foi a fraqueza de liderança, se por um lado os monitores, que são os líderes de equipe, possuem um alto grau de conhecimento técnico e sabem manusear muito bem o sistema, por outro ainda é necessário desenvolver aspectos comportamentais.
Existe uma iniciativa positiva por parte da empresa, que consiste em valorizar os recursos internos ao invés de contratar pessoas de fora para ocupar os cargos de liderança do setor, contudo o fator que mais influenciava essas promoções era o conhecimento técnico, porém a organização já percebeu que esse não deve ser o único aspecto a ser observado nos processos seletivos.
2. ANÁLISE CRÍTICA DOS PROBLEMAS IDENTIFICADOS
2.1. Fatores Que Contribuem Para O Absenteísmo
Os principais motivos alegados pelos colaboradores para as faltas com justificativa legal são os de saúde, seja do próprio colaborador ou de um membro da família, especialmente crianças. Inclusive até mesmo simplesmente por não terem com quem deixar seus filhos menores.
Por ser uma central de atendimento existe um alto índice de problemas relacionados ao sistema