Gestão em recursos humanos para hospitais
INTRODUÇÃO
Atualmente o Capital Intelectual vem despertando a atenção dos contadores, administradores, economistas e investidores. Mais ainda existem muitas controvérsia a respeito deste assunto, o que ocasiona dúvidas e dificuldade de entendimento por parte dos interessados em avalia-los principalmente pela sua característica intangível. O Capital Intelectual é um conjunto de informações e conhecimentos encontrados nas organizações, onde agregam aos produtos e ou serviços valores aplicados a inteligência e não somente o valor monetário.
Com o intuito de acompanharem a agilidade dos processos e das solicitações dos clientes, as grandes empresas vem demandando e todos os setores produtivos e administrativos contínuas adaptações em sua estrutura organizacional.
1- CAPITAL INTELECTUAL
Com o mercado cada vez mais exigente, as empresas vêm sentindo a necessidade de investir cada vem mais em recursos humanos, acrescentando em seu capital o conhecimento, originado através do investimento em capital humano qualificado, agregando ás empresas recursos financeiros, que a cada dia se tornam mais valorizados. A dificuldade encontrada pela contabilidade tradicional é a sua devida contabilização, já que o Capital Intelectual é a mais nova “fonte de recursos” das empresas.
Segundo Johnson e Kaplan(1993, p.30), o valor econômico de uma companhia não é limitado à soma dos valores de seus ativos tangíveis, pois inclui o valor de seus ativos considerados intangíveis. Geralmente, entendemos por intangível algo que não pode ser tocado ou que não possui existência física.
Mas alguns estudiosos no assunto definem os ativos intangíveis de uma empresa “Como recursos incorpóreos controlados pela empresa, capazes de produzir benefícios futuros.”
Os ativos físicos de uma empresa baseada no conhecimento contribuem menos para o valor de seu produto ou serviço final do que os ativos intangíveis como: os talentos de seus