Quais as diferenças entre o velho e o novo papel de Recursos Humanos na gestão hospitalar? Cite exemplos.
Quais as diferenças entre o velho e o novo papel de Recursos Humanos na gestão hospitalar? Cite exemplos. `
”De acordo com Lobos (1979) as atividades Administrativas de Recursos Humanos são dirigidas para conseguir resultados nos campos social e tecnológico. Assim o conjunto de atividades é desenvolvido de um lado para garantir o fornecimento de energia humana à organização e de outro para buscar que esta ultima cria condições para o aproveitamento de sua energia com a máxima eficaz.”
RH
A qualidade que tem sido considerada como um elemento diferenciador no processo de atendimento das expectativas de clientes e usuários dos serviços de saúde. Toda instituição hospitalar, dada a sua missão essencial em favor do ser humano, deve preocupar-se com a melhoria permanente da qualidade de sua gestão e assistência de tal forma que consiga uma integração harmônica das áreas médica, tecnológica, administrativa, econômica, assistencial e, se for o caso, das áreas de docência e pesquisa. Tudo isso deve ter como razão última a adequada atenção ao paciente.
Machado (2002,119) contextualiza da seguinte maneira: “O mundo da modernidade realça a questão de Recursos Humanos em todas as instituições que buscam a correta adequação entre as necessidades da população usuária e objetivos institucionais. Pensar em recursos humanos como eixo da estrutura organizacional significa pensar estrategicamente, pensar modernamente. A gerencia de recursos humanos em organizações modernas enfatiza aquele que dirige e desenha politicas institucionais voltadas para esta área, uma que a produtividade e a qualidade do produto oferecido à sociedade serão, em boa parte, reflexo da forma e das condições com que são tratados os recursos humanos que lá atuam.” O hospital é parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar à população