Etanol e Pré-sal.
A produção e o uso do etanol como combustível no Brasil, desde 1975, constituem o mais importante programa de combustível comercial renovável implementado no mundo até hoje. Esse sucesso, atualmente reconhecido, junto ao interesse crescente na substituição de derivados de petróleo, na redução de emissões de gases poluentes e na mitigação do efeito estuda, tem provocado uma intensa demanda de informações sobre o programa.
Já o pré-sal é uma área de reservar petrolíferas que fica abaixo de uma profunda cama de sal, formando uma das várias camadas rochosas do subsolo marinho.
Este trabalho aborda estes dois temas tão atuais no nosso dia a dia.
Sobre o etanol:
O etanol (CH3 CH2 OH), também conhecido como álcool etílico ou simplesmente álcool, é uma substância orgânica obtida da fermentação de açúcares, hidratação de etileno ou redução a acetaldeído. Esse combustível é um dos mais procurados do mundo, depois da gasolina. No Brasil, essa substância é utilizada em bebidas como cerveja, vinho e pinga, também usado na indústria de perfumaria além de ser usado como combustível de motores de explosão. O álcool é um combustível obtido de maneira renovável .
Um pouco sobre a história do etanol no Brasil.
Desde o inicio do século XX, o Brasil já utilizava o álcool extraído da cana de açúcar para fins energéticos. Em 1931, o etanol extraído da cana passou a ser misturado à gasolina, até então importada. Foi então que somente em 1975, com o lançamento do Programa Nacional do Álcool (Proálcool), que o governo criou as condições necessárias para que o pais surgisse na vanguarda do uso de bicombustíveis.
O Brasil tinha diversos dos requisitos para assumir esse pioneirismo: possuía um expressivo setor açucareiro e usinas com alta capacidade ociosa. Paralelo a isso, as altas no preço do petróleo colocavam em risco o abastecimento interno. A saída encontrada foi reunir num grupo de trabalho do governo, instituições de pesquisa, industria