ABOLICIONISTA
Grupo: Mirna Machado nº: 24 Turma: 1303 Paula Azevedo nº: 26 Rodrigo Rocha n°: 30 Sarah Ramos nº: 31
Reflexões a respeito dos mecanismos da Geografia Contemporânea.
Matriz energética brasileira Toda energia de um país que pode ser transformada, distribuída e consumida corresponde à sua Matriz Energética, como se fosse uma representação quantitativa dos recursos energéticos de um país. O Brasil possui a Matriz Energética mais renovável do mundo industrializado, com cerca de 45,3% de fontes energéticas renováveis (o mundo tem cerca de 13%, e em alguns países em desenvolvimento a taxa cai para 6%). Dentre elas, podemos citar os recursos hídricos, biomassa e etanol, além das energias eólica e solar. No gráfico, a disposição da energia brasileira. Relação entre energia e desenvolvimento econômico
O consumo de energia tende a ser proporcional ao desenvolvimento econômico. Por exemplo, uma superpotência como os Estados Unidos consumem extraordinariamente mais do que um país com baixo índice de desenvolvimento, como o Haiti.
Tal tendência pode ser explicada pela elevada presença de suprimentos tecnológicos, que consomem demasiada energia, e também do alto nível de industrialização.
No gráfico abaixo, é apresentada a relação de consumo energético versus o PIB dos países.
Pré- Sal
O conceito de pré-sal está ligado diretamente ao de petróleo, uma vez que o pré-sal nada mais é do que um conjunto de rochas localizadas em águas extremamente profundas, ao fundo do oceano, que possuem potencial para a geração e o acúmulo dessa substância.
A origem deste nome é a localização desta camada rochosa, logo abaixo da extensa camada de sal encontrada no fundo dos oceanos. Outra característica relacionada à localização do pré-sal é o fato desta poder ser encontrada a até mesmo