Gestão de RH na Saúde Pública
DESAFIOS PARA A GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS NO SETOR DE SAÚDE PÚBLICA
Andrea Coelho Soares
Gabriela Maia Tonazio
Jaíza
Marlene Rodrigues do Couto
Renata Moreira Silva
Thiago Cesar Pinto Oliveira
Waldete Aparecida Reis e Silva
Belo Horizonte
Abril de 2013
1. O PROBLEMA
1.1- Introdução:
A saúde é pública é um serviço essencial para qualquer comunidade e no nosso país, como é de conhecimento geral, o setor público de saúde passa por sérias dificuldades. Trata-se de um setor com boa empregabilidade, porém de pouca valorização de seus trabalhadores e condições de trabalho muitas vezes precárias. Propusemos neste trabalho conhecer os desafios e dificuldades próprias a este setor e o funcionamento da Gestão de Recursos Humanos na saúde pública comparando em alguns momentos com a saúde privada. É neste ponto que localizamos nosso problema de pesquisa: Quais as principais características e desafios à atual forma de gestão do trabalho em saúde pública, vista da gestão dos recursos humanos? 1.2 – Objetivos:
Final: Apresentar um panorama dos problemas tratados no âmbito dos RH no setor de saúde pública no Brasil e em Belo Horizonte.
Intermediários: Apresentar um panorama geral do trabalho de Gestão de RH em saúde com administração pública, usando muitas vezes como parâmetro a saúde com administração privada. 1.3 - Questões a serem respondidas:
O que o profissional de RH deve conhecer para atuar na gestão deste gênero de trabalho? Quais as principais contribuições encontradas na literatura científica brasileira sobre o tema do RH em Saúde Pública? 1.4 – Delimitação do estudo:
Limitaremos nossa investigação aos livros, periódicos, monografias, dissertações, teses e artigos científicos disponibilizados na internet e nas bibliotecas da UEMG que apontam aspectos do trabalho e da gestão no setor de saúde. Estamos cientes da limitação de tal delineamento das fontes, mas acreditamos condizente