A secretaria de saúde
Recursos Humanos x Saúde
A secretaria de saúde, gestão do trabalho e ministério da saúde estão realizando esforços para contribuir com os gestores do Sistema Único de Saúde como objetivo de estudar e programar políticas de saúde em seus aspectos relacionados com recursos humanos no campo de formação, da gestão, da regulação, das profições e das ocupações. Pretende também monitorar a oferta e a demanda da força de trabalho do setor, analisar e orientar o desenvolvimento das estratégias e metodologia de formação e capacitação do RH na saúde, bem como acompanhar as demandas da regularização do exercício profissional e das ocupações na área as saúde.
A situação dos recursos humanos varia entre os países, mas os problemas são semelhantes entre todos, como o desequilíbrio da força de trabalho, a precariedade dos sistemas de incentivo e a falta de estratégias de educação permanente dos trabalhadores.
A história da saúde e da medicina é uma atividade essencial tanto para a história social como para a saúde pública em nossa região e pode ser um tema transversal que perpassa as questões da área de RH em saúde, aproximando grupos profissionais de historiadores e profissionais de saúde como elemento enriquecedor tanto do processo de investigação histórica como sobre as análises contemporânea sobra RH e gestão de trabalho. Os estudos podem produzir identidade, compromisso e compreensão tanto da origem e da evolução dos problemas que enfrenta. Pode também contribuir para incorporar uma perspectiva social de longa duração na formação e nas atividades dos profissionais da saúde, transcendendo a formação biomédica tradicional e oferecendo sugestões sobre os principais desafios e sobre as perspectivas de saúde coletiva e da medicina social.
As forças de trabalho não operam o sentido da igualdade, mas por estímulo a padrões concorrências de eficiência definidos pela racionalidade do modelo econômica capitalista. Esse