gestão do trabalho
Sabemos que num processo pode haver diversos tipos de problemas e dificuldades, por isso foram criadas as Ferramentas da Qualidade para facilitar a detecção dos problemas e ajudar na sua resolução. Aqui veremos uma Ferramenta muito utilizada nos processo que é o Gráfico de Controle que identifica cada tipo de processo monitorando sua variabilidade para poder avaliar a estabilidade do processo. O Gráfico de Controle permiti distinguir qual o processo da nossa empresa para podermos dar o suporte necessário a ele e não perder a qualidade.
O QUE É GRÁFICO DE CONTROLE
Gráficos desenvolvidos por Shewhart, na década de 20, são modelos que especificam limites superiores e inferiores dentro dos quais medidas estatísticas associadas a uma dada população é mostrada por uma linha central; as curvas determinam a evolução histórica de comportamento e tendência futura.
O seu principal objetivo é monitorar uma determinada atividade ou processo contínuo a fim de descobrir algum desvio ou variação desta atividade ou processo. Com ele pode-se: prevenir defeitos, evitar desperdícios, eliminar o que comprometa a eficiência e reduzir custos desnecessários a empresa.
Acompanhando a variação de uma atividade ou processo estatisticamente onde as atividades são repetidas, que também é um dos princípios desta ferramenta, podemos encontrar dois tipos de variação:
1. Comum ou aleatórios: também conhecido como Causa Comum de Variação são variações inerentes ao processo e, geralmente, vem de várias fontes de pequenas variações. Eliminar as Causas Comuns é mais difícil, pois requer o conhecimento e analise de todo o processo de mudança: procedimentos, pessoas, padrões, etc.. Dentro do gráfico de controle as Causas Comuns podem ser visualizadas dentro do limite de controle.
2. Eventos especiais ou exclusivos: também conhecido como Causas Especiais de Variação são variações que surgem ocasionalmente no