Gestão do conhecimento
Para se compreender a relevância da Gestão do Conhecimento, primeiramente é necessário resgatar ao longo do tempo sobre as diferentes mudanças ocorridas dentro das organizações devido às evoluções nas eras econômicas. Neste sentido é importante salientar que a sociedade passou por alguns estágios evolutivos, até chegar ao presente momento, vivenciando uma nova era econômica, a qual está baseada no conhecimento ou entendendo-a como uma sociedade do conhecimento.
Com isso, Stewart (1998, p.5) apud Perroti (2004), relata que o conhecimento tornou-se um recurso econômico importante, mais que a matéria prima e em muitas vezes, mais importante que o dinheiro. A informação e o conhecimento são produtos econômicos tidos como mais relevantes que os automóveis, aço e outros produtos da era industrial. É neste contexto que Chiavenato (2000, p.681) afirma que “o conhecimento ficou na dianteira de todos os demais recursos organizacionais, pois todos eles passaram a depender do conhecimento”. Castanha (2004) observa o conhecimento e a sua gestão como instrumentos que possibilitam que uma organização atinja uma vantagem competitiva, e, sobretudo uma vantagem competitiva sustentável.
De posse dos conceitos abordados acima, é notável a preocupação das organizações atualmente, em administrar o conhecimento, este tido como o recurso mais valioso para as organizações na sociedade do conhecimento, e é neste sentido que se identifica quão importante é o tema da Gestão do Conhecimento para a atualidade. As empresas guardavam seus conhecimentos a sete chaves, com a Gestão do Conhecimento, toda informação deve ser transformada em conhecimento e distribuída a todos interessados.
As empresas guardavam seus conhecimentos a sete chaves, com a Gestão do Conhecimento, toda informação deve ser transformada em conhecimento e distribuída a todos interessados.
Veremos agora algumas definições sobre Gestão de conhecimento:
Definição Gestão do Conhecimento 1. É o