Gestão do conhecimento
O fórum internacional sobre o papel das agências de notícias nas sociedades democráticas, tem como objectivo promover uma discussão aberta sobre o papel das agências de notícia nas sociedades democráticas.
O fórum realizou-se, em 15 de Novembro de 2011, na Biblioteca Nacional na cidade da Praia.
Os principais temas destacados foram os seguintes:
Mediatização da política; a politização da média; as agências de notícias enquanto mediadoras de verdade; a sustentabilidade das agências de notícias.
Durante o fórum, o presidente do conselho de administração da Inforpress apresentou a progresso dessa agência e o período de transformações pelo qual passa a agência.
O fórum internacional sobre o papel das agências de notícias nas sociedades democráticas teve a participação do Primeiro-ministro - José Maria Neves, representante das Nações Unidas, presidente da comissão da agência Lusa – Afonso Camões e representante da ANGOP – Josué Isaías.
Saudando os participantes presentes, segundo o primeiro-ministro José Maria Neves, Cabo Verde é um dos melhores países da África em termos da comunicação e a Inforpress tem feito durante esse tempo bom trabalho.
José Mário Correia, presidente do conselho administrativo da inforpress confirma que esta é uma iniciativa interessante, pois permiti – lhes dar um novo pulo que é avançar para o caminho da multimédia. Passaram do espaço do texto e fotografias simples para o espaço noticioso de pacotes, vídeos para televisão e som para a rádio. Além da modernização de conteúdos, disponibilizam também notícias em francês e Inglês para os emigrantes Cabo-verdianos.
Segundo o Ministro que tutela a comunicação social, Rui Semedo, esta iniciativa é o novo passo para o crescimento da democracia, crescimento do espaço e liberdade e também o crescimento dos órgãos de comunicação social que tem dado um crescimento fundamental para