Gestão do conhecimento
A Gestão do Conhecimento é um processo que envolve gerar, coletar, assimilar e aproveitar o conhecimento, de modo a criar uma empresa mais inteligente e competitiva. É o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de um objeto por meio de acúmulo de experiências e práticas. O conhecimento coletivo inclui valores, explicações, modos de comportamento, muitas vezes chamados de tradições, que orientam o comportamento de indivíduos das gerações seguintes.
“(…) é uma estratégia que transforma bens intelectuais da organização – informações registradas e o talento dos seus membros – em maior produtividade, novos valores e aumento de competitividade.” (MURRAY, 1996, p.4)
O conhecimento pode ser classificado como:
1. Conhecimento Tácito: talento, habilidade, modelos mentais, experiências natas e/ou adquiridas e aprimoradas ao longo do tempo; É o conhecimento pessoal incorporado a experiência individual e envolve fatores intangíveis como, por exemplo, crenças pessoais, perspectivas, sistemas de valores.
2. Conhecimento formal ou codificado (Explicito): é onde o saber tácito individual (ou parte dele) se torna explícito, ou seja, os processos pelos quais o saber tácito é expresso em conceitos, de forma organizada e acessível, facilitando o seu entendimento, é o que pode ser articulado na linguagem formal, inclusive em afirmações gramaticais, expressões matemáticas, especificações, manuais, etc. Facilmente transmitido, sistematizado e comunicado.
3. Conhecimento Interno: processos pelos quais as pessoas adquirem conhecimentos tácitos exercendo diferentes atividades em ambientes coletivos;
4. Conhecimento Externo: processos pelos quais as pessoas adquirem conhecimentos tácitos e/ou codificados com origem externa ao ambiente.
A Gestão do Conhecimento nas organizações