Srta
Aluna: Camila Radwan Vieira
RA: 6662437032
Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Em um tempo em que sonegação de impostos, caixa dois, propinas e mentiras fazem parte do dia a dia e noticiários, muito se debate sobre a importância da ética nas empresas, instituições, governos e sociedade em geral.
Vivemos em um tempo de distorção de ética, em que tudo é adaptado de acordo com circunstâncias e interesses particulares, especialmente nas organizações.
É comprovado, até mesmo biblicamente, que o caráter e a moral não são naturais ao homem; o ser humano não nasce com essas características como instinto, mas podem ser adquiridas e conquistadas por hábito.
A ética empresarial é considerada como um valor da organização que assegura a sua sobrevivência, sua reputação e seus bons resultados; pode ser definido como o comportamento da organização quando ela age de conformidade com os princípios morais e regras aceitas pela coletividade.
O lucro não deve ser o objetivo da empresa e sim meta do negócio. O objetivo ou missão das empresas deve ser prestar um bom serviço ao seu cliente e sociedade, assegurando assim sua saudável continuidade, em que todos saem ganhando, através de padrões de lucratividade sustentada. O lucro ético inclui princípios como lucrar para reinvestir, para garantir a sobrevivência da empresa, para remunerar seus investidores e pagar salários justos, e também lucrar para ser solidário com a sociedade e comunidade.
A ética é fator de lucro, pois garante credibilidade, confiabilidade, e sustentabilidade em longo prazo. É na confiança mútua que se constroem relações duradouras. A empresa sem o cliente não sobrevive, pois ninguém quer negociar com empresas e profissionais não éticos; a falta de ética significa construir a empresa sobre areias