Gestão do conhecimento
Pirassununga
2013
“Quais dificuldades as empresas brasileiras enfrentam para a criação de conhecimento novo?”
Segundo IkujiroNanaka e HirotakaTakeuchi (2009), o conhecimento das empresas é desenvolvido pelos seus colaboradores, desde os funcionários mais simples aos de cargos mais elevados. Os autores observaram que a experiência humana, o conhecimento tácito, aquele que o individuo adquiriu durante a vida, são os mais importantes para a criação de conhecimento nas organizações.
Porém é justamente nos processos internos de gestão de pessoas que as empresas pecam, na falta de política de recursos humanos, falta de motivação, capacitação dos funcionários, falta de percepção da organização sobre o quanto os funcionários sentem prazer ou não nas atividades que realizam.
As empresas estão preocupadas em visar lucros, produzir, vender, mas não reconhecem que os colaboradores são os grandes responsáveis pelo sucesso e diferencial da organização. Pessoas são grandes fontes de informações e cabe à empresa lapidar e transformar essas pessoas, torná-las capazes de produzirem dados e informações para que consequentemente seja gerado conhecimento e alcance do sucesso.
Além dos fatores internos, outros fatores devem ser considerados para analisar a dificuldade que as empresas possuem em gerar conhecimentos por meio de seus funcionários, por exemplo, questões externas às empresas (política, economia, cultura, tecnologia), são variáveis que influenciam o contexto organizacional, fazendo com que muitas vezes tenha impacto no desenvolvimento de pessoas e geração de conhecimento.
REFERÊNCIAS
Bispo, Patrícia “É difícil compartilhar o conhecimento corporativo?” Disponível em: http://carreiras.empregos.com.br/comunidades/rh/fique_por_dentro/131003-rh_entrevista_gc.shtm acessado: 09 abr.