Gestão do conhecimento
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1 2. JUSTIFICATIVA 2 2.1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA 2 3. OBJETIVOS 3 3.1 GERAL 3 3.2 ESPECÍFICOS 3 4. METODOLOGIA 4 5. REVISÃO DA LITERATURA 5 6. CRONOGRAMA 9 7. SUPRIMENTOS E EQUIPAMENTOS 10 7.1. CUSTOS 10 8.REFERÊNCIAS 11
1. INTRODUÇÃO
O atual contexto empresarial, com seus avanços e transformações, exige tanto discussões como reflexões de muitos temas instigantes, alguns deles considerados essenciais para a sobrevivência da organização. Na sociedade do conhecimento, os colaboradores do conhecimento desempenham funções centrais.
O conhecimento é um ativo que aumenta com seu uso. Assim as organizações que souberem fazer um bom uso desse conhecimento ira sobressair dentre as demais. As empresas estão condenadas ao fracasso a menos que as mesmas aprendam a administrar seus ativos intelectuais. Segundo definição do Aurélio conhecimento é o ato ou efeito de conhecer. Informação ou noção adquirida pelo estudo ou pela experiência. Consciência de si mesmo. Segundo Bukowitz e Willians (2002, p.17) “gestão do conhecimento é o processo pelo qual a organização gera riqueza, a partir do seu conhecimento ou capital intelectual.” O termo riqueza quer dizer quando a empresa utiliza-se do conhecimento os seus processos serão eficientes e eficazes gerando como conseqüência a riqueza.
As organizações tendem a se diferenciar pelo que sabem e pela forma como conseguem usar esse conhecimento. Num mercado global, o conhecimento se torna a maior vantagem competitiva de uma organização. Francini (2002, p.3) ressalta que no cenário atual a era do conhecimento nos permite assim dizer que uma fonte de vantagem competitiva nas empresas é seu ativo intangível ‘conhecimento’, e a efetiva gestão e aplicação deste ativo na expectativa de sua conversão em resultados. Com isso então como tornar a gestão do conhecimento em vantagem competitiva.
No passado as organizações se