Gestão do Conhecimento
Gestão do conhecimento é um conceito bastante amplo, que engloba uma série de coisas que as empresa já fazem e deveriam fazer no seu dia a dia. O resumo mais usado é “identificar e analisar os conhecimentos disponíveis e desejáveis para o desenvolvimento da empresa”. O que isso significa?
Primeiramente isso significa identificar quais são os conhecimentos que seus funcionários e você têm e que são usados para fazer a sua empresa funcionar. Em segundo lugar, o conceito também engloba a transformação desses conhecimentos disponíveis em forma de processos, para que sua empresa não fique dependente da competência de alguns funcionários específicos. Por fim, estão de conhecimento ainda é saber quais são as competências que seriam interessantes você desenvolver para fazer a sua empresa funcionar melhor.
A necessidade da gestão do conhecimento é nítida, porém a questão de colaboradores e gestores é como iniciar esse processo. Abaixo estão algumas soluções que facilitam a implantação da gestão de conhecimento em organizações.
Estimular o conhecimento no grupo envolvido é o primeiro passo para a gestão do conhecimento, implantar a política que todos têm algo a oferecer, seja o domínio de ferramentas e linguagem, até as experiências em diferentes áreas.
Ações simples podem contribuir para estimular equipes e a enriquecer de conhecimento a organização:
Crie canais de discussão de interesses comuns de tosos os envolvidos
OS blogs são sugestões que quebram alguns paradigmas, e se inicia a cultura de levantar problemas e melhorias e de discuti-las, destacando que isso só é possível em organizações onde é permitido um canal livre onde o colaborador tem liberdade em contribuir através de suas ideias.
Reuniões para coletar ideias e apresentar diferentes pontos de vistas
Utilização da técnica brainstorming*, levantando questões e discutindo, analisando diferentes pontos de vista. Vale destacar que pode ser um hábito, onde em momentos definidos podem ser