Gestão do conhecimento
REFERÊNCIA: SIQUEIRA, Wagner. Capítulo 3 - Influências do Estilo Gerencial na Comunicação Empresarial. Livro Comunicação Empresarial. Editora Atlas.
A comunicação é de suma importância para qualquer organização social, e cada uma adota um tipo diferente de fazê-la, conforme as necessidades e estilos próprios. Mas, na maioria das organizações essa comunicação é deficiente, impedindo-a de alcançar resultados mais eficazes. Havendo entrosamento com todas as pessoas envolvidas da organização, garante o sucesso da comunicação e consequentemente resultados positivos.
Entretanto, para conseguir que a comunicação seja eficaz, devemos saber os objetivos da comunicação e conhecer os elementos da estratégia da comunicação como: público à quem se dirige a comunicação, a forma de como passar essa informação, ser claro e objetivo na linguagem e grau de conhecimento desse público. Outro ponto importante é saber transmitir a mensagem e criar argumentos de convencimento dessa mensagem.
Na comunicação empresarial há três variáveis que podem afetar diretamente no estilo gerencial: a prontidão para dizer (dar feedback), a prontidão para ouvir (receber feedback) e a competência pessoal que expressa suas habilidades comunicativas, afetivas e comportamentais, levando a buscar a excelência da comunicação precisa e eficaz.
A visão do ser humano também pode afetar a comunicação dentro das organizações, e não somente as políticas e normas praticadas por ela, e que podem ser conflitantes com a natureza humana. A forma de pensar de cada pessoa condiciona a sua forma de agir e se comunicar. O ser humano é racional, mas só será capaz de realizar-se em sua plenitude se estiver consciente que as suas emoções e suposições influenciam no seu comportamento.
Com a crescente mudança no mundo globalizado, e o aumento da demanda por produtos e serviços melhores, os gerentes, responsáveis por atender essas demandas, ficam