Gestão do conhecimento
Para se chegar ao entendimento da definição de conhecimento, se faz necessária a compreensão prévia de outros dois conceitos: o de dados, que são registros qualitativos ou quantitativos relativos a descrição de eventos, expressos por meio de um conjunto de símbolos, e que isoladamente não semeiam qualquer conclusão; e o de informação, que nasce a partir da manipulação e interpretação de dados com base no contexto no qual estão envolvidos, subsidiando assim a tomada de decisões.
Após a assimilação de tais concepções , é possível conceituar-se conhecimento como sendo o produto de toda informação assimilada e estruturada pelo individuo durante sua vida. Ou seja, o conhecimento é gerado a partir do desejo do ser humano em aprender, e apoia-se nos seguintes elementos: experiências, verdade, discernimento, complexidade, normas praticas, valores e crenças. Neste curso, conclui-se que o conhecimento é algo intrínseco ao ser humano, algo que não caracteriza a informação, que não necessita de tal ligação com as pessoas.
O conhecimento, quanto ao tipo, pode ser dividido em duas classificações. O conhecimento explicito, é aquele que pode ser transmitido por meio documentos, roteiros, treinamentos, manuais. Por sua vez, o conhecimento tácito é aquele adquirido baseado nas experiências individuais de cada pessoa, sendo influenciado pelas emoções, valores e crenças da mesma, o que o torna de difícil transmissão e compartilhamento com outros.
2) O que é gestão do conhecimento?
Gestão consiste no método utilizado para a tomada de decisões sobre objetivos e utilização de recursos, estruturado com base em quatro tipos principais de decisões ou processos, sendo o planejamento, a organização, a liderança, e por fim, a execução e controle. Partindo de tal conceito podemos definir a Gestão do Conhecimento como a administração dos ativos de conhecimento da organização, por meio de um