Gestão do conhecimento
Apesar do tema Gestão do Conhecimento não ser algo novo e bastante difundido o meio profissional do país, ainda existem poucos estudo nas principais bibliotecas de Minas que citam a grande importância do estudo do conhecimento pelas empresas e de tornar a gestão do conhecimento uma arma estratégica de diferencial competitivo para elas. Com o tempo, percebe-se que as empresas que venham a conseguir obter as melhores informações e as transformarem em conhecimentos para aplicá-los de forma organizada os seus resultados, podem levar vantagem sobre os seus concorrentes e, acima de tudo, atender com excelência e qualidade aos seus propósitos.
O assunto abrange e influencia as decisões estratégicas das empresas, passa pela formação dos ambientes e da cultura organizacional, pela criação e organização de ferramentas para a criação e identificação de conhecimento, pelo seu compartilhamento e pelas atividades de atuação e descarte de seus conteúdos. Então após sobre o que foi citado acima e em observações, vistas dentro de algumas organizações, pode ser extraídas, valiosas informações sobre a Gestão do Conhecimento, sua importância, o uso de suas ferramentas pelas empresas em suas rotinas, o grande valor dos sistemas de informação na transformação de dados em informações e das conseqüências benéficas do uso dessas informações para as empresas.
Desta forma, o objetivo principal almejado será responder à seguinte questão de pesquisa: como a gestão do conhecimento pode ajudar e qual sua importância para as pequenas e micros empresas.
JUSTIFICATIVA
Esse estudo terá o intuito de expor como as pequenas e micros empresas tratam a gestão do conhecimento dos seus funcionários e expor de forma clara o que é gestão do conhecimento para a classe acadêmica e para todos aqueles que tiverem acesso a esse estudo, já que a entrada no século XXI tornou o conhecimento o bem mais valioso dentro das organizações. Apresenta também o conceito e o papel da gestão do