caso natura
1) Quais sinais, tendo como referencia o exposto nos textos, demostram que a Natura está preocupada com o contexto externo? Cite alguns trechos que você considera relevante e explique.
A Natura tem buscado posicionar a responsabilidade social empresarial no centro de sua estratégia e de sua gestão, com base em dois pilares: o relacionamento ético com os diversos públicos e a definição de metas compatíveis com o desenvolvimento sustentável. É perceptível que a Natura tenta criar valores para a sociedade focando em princípios econômicos e sócios ambientais.
Ela opera como uma empresa social e ambientalmente responsável. Agindo de maneira a exercer práticas socioambientais adequadas e engajadas na busca politicas economicamente viáveis, adotando princípios sustentáveis em seus processos. Um exemplo disso é que a empresa tem mantido diversas ações, voltadas para o desenvolvimento da sociedade. Também apoia iniciativas voltadas à cultura, à promoção de canais de diálogo e do desenvolvimento sustentável e à promoção do meio ambiente.
A empresa também se preocupa com seus consultores de forma a estimular crescimento pessoal, material e profissional dos mesmos. Preocupa também com os demais envolvidos no processo (stakeholders) e com a biodiversidade. De acordo com Dinato (2006, p.76) a linha Ekos, por exemplo, é composta por produtos desenvolvidos com ativos da biodiversidade brasileira.
2) Qual é a estratégia que a Natura utiliza para lidar com o ambiente competitivo e como essa demonstra sua preocupação com o paradigma da transformação?
A maneira como a companhia opera, seu modelo comercial, os produtos e serviços inovadores que desenvolve, a forma como se relaciona com seus públicos, a inserção nos problemas socioambientais e os projetos realizados pela empresa alinhados com sua visão e missão são aspectos que demonstram a atuação da Natura no ambiente competitivo.
Diante do que foi estudado fica evidente que a Natura se enquadra no