Gestão do Conhecimento
INTRODUÇÃO _______________________________________________2
CONTEXTO HISTÓRICO_______________________________________3
GESTÃO DO CONHECIMENTO_________________________________ 5
VANTAGENS E OBJETIVOS____________________________________6
BENS INTANGÍVEIS___________________________________________7
CONCLUSÃO________________________________________________8
REFERÊNCIAS_______________________________________________9
INTRODUÇÃO
Num mercado cada vez mais competitivo, o sucesso dos negócios depende basicamente da qualidade do conhecimento que cada organização aplica nos seus processos corporativos, tornando cada vez maior o número de empresas que percebem o quanto é importante ser capaz de tirar o máximo de proveito dos seus ativos de conhecimento.
Sendo assim, as organizações precisam gerar informações confiáveis e de qualidade para que os colaboradores possam usar. Ao fazerem isso, de forma apropriada, as organizações começam a gestão do conhecimento.
Podemos definir a gestão do conhecimento como o processo pelo qual a organização gera riqueza, a partir do seu conhecimento ou capital intelectual.
Esta riqueza ocorre quando uma organização utiliza o conhecimento para criar valor para o cliente com processos mais eficientes e efetivos. Isto tem impacto nos resultados financeiros porque diminui o custo, porque não reinventa a roda, ou porque reduz o tempo do ciclo: obtendo mais rápido o que necessita, entregando mais rápido ao cliente e recebendo mais rápido, o que melhora o fluxo de caixa.
Com o uso de ferramentas e metodologias apropriadas, é possível gerenciar e direcionar os ativos intangíveis, criando um ambiente favorável à sua criação, compartilhamento e disseminarão, tornando efetivos os processos de gestão e de tomada de decisão.
Assim, o trabalho aborda conceitos, objetivos e aspectos a partir de pesquisas sobre a gestão do conhecimento.