Gestão do Conhecimento
Gestão do Conhecimento
Novembro/2013
Universidade Estácio de Sá
Gestão do Conhecimento
Trabalho solicitado para complementação da nota AV2 na cadeira Tópicos Especiais em Administração para o segundo semestre de 2013
Novembro/2013
Sumário
INTRODUÇÃO 4
GESTÃO DO CONHECIMENTO 5 A Importância da Gestão do Conhecimento 5
Características 6 Vantagens 6
Objetivos 7
CONCLUSÃO 9
BILBIOGRAFIA 10
INTRODUÇÃO
O termo gestão do conhecimento vem do inglês Knowledge Management (KM) e devido a sua crescente importância a cada dia que passa temos mais trabalhos de investigação e maiores investimentos por parte das organizações na área, que tem atuação transversal entre as diversas disciplinas relacionadas, sobretudo a gestão estratégica, teoria das organizações, sistema de informação e gestão da tecnologia, além das áreas mais tradicionais, como economia, sociologia, marketing entre outras. Através da gestão do conhecimento é possível diminuir gastos em produtos e investir em capital intelectual.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Atualmente o capital intelectual é reconhecido como um dos pontos mais importantes para o sucesso de uma organização, e é através da gestão do conhecimento que podemos investir mais nesse capital, fazendo com que os colaboradores de sintam mais valorizados, permitindo que o trabalho flua com mais eficiência, qualidade e dedicação.
A gestão do conhecimento é reconhecida como um recurso estratégico que está inserido nas organizações e no cotidiano das pessoas, e como estamos vivendo a era do conhecimento, toda experiência e informação gerada pelo ser humano em sociedade se transforma em conhecimento, que acaba presente nas bancas acadêmicas, nos livros e nas enciclopédias virtuais. Podemos resumir gestão do conhecimento como um estímulo à troca, ao uso e à criação de conhecimento em toda a empresa.
Existem dois tipos de conhecimento, o