Gestão do Conhecimento
Florianópolis 2013
Avaliação de Aplicações Práticas da
Gestão do conhecimento na Gerência de Educação da Grande Florianópolis
APLICAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NA GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS
Trabalho apresentado ao curso de Graduação em Administração Pública da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, como requisito para aprovação no Seminário Temático II LFE I (Linha De Formação Específica I - Gestão Pública).
Florianópolis
2013
SUMÁRIO
2. INTRODUÇÃO
A Gestão do Conhecimento mesmo sendo área nova nas práticas organizacionais, vem despontando como de grande importância nos processos internos e externos das empresas privadas e serviços públicos. A capacitação e a inovação que gera competitividade passam pela necessidade de obter dados, ter boas informações e reter o conhecimento. O bagagem cultural e as habilidades individuais que formam o conhecimento tácito, precisam ser valorizadas e facilitadas para que possam ser externalizadas para produzirem conhecimento explicito. Na prática o envolvimento, o treinamento e o comprometimento dos trabalhadores passam a ser valorizados a fim de melhorar a qualidade e a produtividade das organizações. Esta produtividade está relacionada diretamente com a motivação e resultados eficientes e eficazes de gestão do conhecimento. As tecnologias aplicadas e os sistemas de informações influenciam muito nas estratégias de gestão do conhecimento e a forma como estas ferramentas estão sendo trabalhadas influenciam no resultado final e nos objetivos a serem alcançados.
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3.1 Gestão do conhecimento
Um conjunto de informações reconhecidas e integradas por pessoas são transformadas em conhecimento. Segundo DAVENPORT e PRUSAK “ O conhecimento esta mais próximo da ação e esta relacionado ao uso inteligente da