Gestão do Conhecimento
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Trabalho apresentado à disciplina de
Gestão Estratégica das Organizações V,
Professor Geraldo Borin
Turma: NA-7
Angélica de Oliveira Dias
Felipe Napoli
Lucas Duarte Ferreira
Marina Pereira
Maria Carolina Neves
Nathalia Sobeck
São Paulo, 25 de Abril de 2014
Trabalho realizado para apresentar à sala e ao professor os principais conceitos da Gestão do Conhecimento, segundo a visão dos autores Nonaka e Takeuchi.
Trabalho de pesquisa do 7º semestre do curso de Administração, na matéria de Gestão Estratégica e das Organizações V (Pesquisa elaborada para mostrar também através de exemplos práticos o conteúdo proposto), apresentado á Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, através trabalho escrito e apresentado em sala de aula.
Professor: Geraldo Borin
São Paulo
2014
ÍNDICE
Conteúdo
INTRODUÇÃO
Um dos maiores desafios enfrentados pelas organizações é o de gerenciar o conhecimento de seus funcionários de forma que ele fique retido e explícito dentro da organização mesmo depois que os colaboradores vão embora. Todas as empresas têm um conhecimento organizacional: a capacidade de executar no coletivo as tarefas que não podem ser realizadas individualmente. A Gestão do Conhecimento surge em meados dos anos 90 para que o conhecimento dentro da organização seja identificado, produzido, gerenciado e mantido.
O QUE É A GESTÃO DO CONHECIMENTO
Nonaka e Takeuchi criaram a “Teoria da Gestão do Conhecimento Organizacional” em que a construção do conhecimento diz respeito a crenças e compromissos e se relaciona a ação, a intenção e a uma atitude específica.
Este processo abrange duas dimensões:
No âmbito ontológico, o conhecimento só é criado por indivíduos, o que significa que a criação do conhecimento organizacional seja entendida como um “processo que amplia