Gestão do conhecimento
Uma inteligência diferenciada iniciara com a premissa de que a vida e formada de opostos: masculino e feminino, vida e morte, bom e mau, jovem e velho, trabalho e casa. Temos que conviver com paradoxo ,aceita-lo ,enfrenta-lo tirar sentido dele e usá-lo para achar um melhor caminho .Segundo F. Scott Fitzgerald ,o teste de inteligência diferenciada e a capacidade de manter duas idéias opostas em mente , ao mesmo tempo ,e ainda a capacidade de funcionar.
O conhecimento e criado apenas pelos indivíduos. Em outras palavras, uma organização não pode criar conhecimento por si mesmo, sem os indivíduos. É muitos importante, portanto,para que uma organização apóie e estimule as atividades criadoras de conhecimento dos indivíduos ou que proporcione os contextos apropriados para elas.A criação do conhecimento organizacional deve ser entendida como um processo que “organizacionalmente’amplifica o conhecimento criado pelos indivíduos e o cristaliza no nível do grupo através do dialogo, discursão, compartilhar de experiência, fazer sentido ou comunidade prática.O grupo funciona como um “sintetizador” do conhecimento.Quanto mais autônoma , diversa e auto-organizada for a equipe, mais eficazmente funcionar como sintetizador.
A partir da expectativa de criação do conhecimento, a hierarquia e uma estrutura eficiente para adquirir, acumular e explorar novos conhecimentos através da combinação e da internalização. A hierarquia, entretanto, prejudica a iniciativa individual devido a sua forte propensão para o controle, podendo ser disfuncional nos períodos de incerteza e de mudanças. Não e adequada para adquirir, acumular e explorar o conhecimento tácito.
Em uma economia onde a única certeza e a incerteza, a fonte certa de vantagem competitiva duradoura e o conhecimento. Quando os mercados transformam-se, as tecnologias proliferam, os competidores multiplicam-se e os produtos tornam-se obsoletos quase do dia para a noite, as empresas bem-sucedidas são as